segunda-feira, 27 de abril de 2015

Shihan Keiko Fukuda

A maior discípula que Shihan Jigoro Kano teve foi Keiko Fukuda. Nascida em Tóquio, no dia 12 de abril de 1913, é a judoka de mais alta hierarquia na história, sendo a primeira e a única mulher do mundo a alcançar um dos mais altos graus do Judo Kodokan: o 10º Dan.

Shihan Fukuda ficou órfã de pai muito cedo e na sua juventude aprendeu as artes da caligrafia, arranjo de flores e a cerimônia do chá - atividades típicas de uma mulher no Japão daquela época. Porém, apesar de sua educação convencional, Shihan Fukuda se sentia ligada ao Judo por meio das lembranças de seu avô, o samurai e mestre Hachinosuke Fukuda, primeiro professor do Shihan Jigoro Kano. O próprio Shihan Jigoro Kano convidou a jovem e frágil Fukuda (com apenas 1,50m e menos de 45 kg) para estudar Judo - um gesto incomum para a época - como um sinal de respeito pelo seu avô. Shihan Fukuda começou a praticar Judo em 1935 (com 21 para 22 anos), como uma das 24 únicas mulheres a treinar no Kodokan até então. Sua mãe e irmão apoiaram essa decisão, pensando que Fukuda acabaria por casar com um judoka, mas ela nunca se casou, se dedicando completamente ao Judo.

Em 1937, Shihan Fukuda se tornou instrutora de Judo do Kodokan (além disso, ela se formou em literatura japonesa na Universidade Showa Woman). Depois de completar sua educação formal no Japão, Shihan Fukuda visitou os Estados Unidos da América para ensinar nas décadas de 1950 e 1960, e acabou ficando por lá definitivamente.

Em 1953 foi promovida ao 5º Dan, o grau máximo que era concedido a uma mulher. Por volta de 1972 (quase 20 anos depois), após uma campanha contra a regra que proibia as mulheres de serem promovidas a uma graduação maior do que o 5º Dan, Shihan Fukuda se tornou a primeira mulher promovida a 6º Dan pelo Kodokan. Em 1973, Shihan Fukuda publica “Nascida para o Combate: Kata para as mulheres”, um livro de instrução sobre os Katas do Kodokan dedicado exclusivamente as mulheres e, em 1974, estabeleceu o acampamento anual Joshi Judo para dar aulas às praticantes do sexo feminino.

Em 08 Janeiro de 2006, o Kodokan promoveu Shihan Fukuda ao posto de 9º Dan - a primeira vez que foi concedido esse status a uma mulher. Em agosto de 2011, aos noventa e oito anos, Shihan Fukuda tornou-se a primeira mulher a ser promovida ao mais alto nível do Judo, o 10º Dan.

Shihan Keiko Fukuda, que era a última discípula viva do mestre Jigoro Kano e considerada a maior autoridade mundial em Ju No Kata, faleceu aos 99 anos, em sua casa (San Francisco - Califórnia), no dia 9 de fevereiro de 2013.

Shihan Fukuda deu aulas em seu Dojo até o último dia de sua vida, e antes de partir deixou um conselho a todas as mulheres:

Seja gentil, seja amável e seja bonita, ainda firme e forte, mentalmente e fisicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário em nosso Dojo!

Mais Lidas

Siga!