Shihan Jigoro Kano foi o grande responsável pela difusão e aceitação do Karate moderno no Japão. Fora a pedido expresso dele que o Shihan Gichin Funakoshi, vindo de Okinawa (havia um forte preconceito dos outros japoneses contra todos e tudo o que vinha desta província), aceitou ficar algum tempo mais no Japão ensinando sua arte. Shihan Jigoro Kano também o convidou para fazer uma demonstração reservada no Kodokan e sugeriu que trocasse a vestimenta usada no Karate pela a mesma do Judo, diminuindo assim o preconceito que havia contra o Karate de Okinawa no Japão. Este encontro foi tão marcante e importante para o Shihan Funakoshi que o mesmo acrescentou ao seu Karate algumas técnicas de Judo que ele aprendeu com o Shihan Jigoro Kano, como por exemplo, o De Ashi Harai. Shihan Jigoro Kano tornou-se amigo íntimo de Shihan Funakoshi e o apresentou às pessoas certas, nos círculos sociais da elite japonesa, e o ajudou a demonstrar o Karate ao Imperador. Tudo isso foi decisivo para que o Karate fosse aceito e respeitado por todo o Japão, e sem a ajuda do Shihan Jigoro Kano, talvez nunca houvesse o Karate moderno.
Shihan Funakoshi, até o fim de sua vida, como prova de sua gratidão, inclinava-se todas as manhãs em direção ao Kodokan em memória de seu amigo já falecido e sempre que passava em frente ao Kodokan fazia questão de parar, tirar o seu chapéu e dizer para quem o acompanhava: sem meu amigo Shihan Jigoro Kano eu não estaria aqui hoje!
Gostei desta explanação.
ResponderExcluirO crecimento do Karate moderno foi possivel graças a estas duas lendas que e Shihan jigoro kano e Shihan Funakoshi .Osssss
ResponderExcluir