segunda-feira, 27 de abril de 2015

Mitsuyo Maeda - O Conde Koma

Mitsuyo Maeda (ou Eisei Maeda) - 7º Dan, mais conhecido como Conde Koma - nasceu em Aomori, ao norte da ilha Japonesa, em 1878. Quando tinha aproximadamente 18 anos ele se mudou para Tóquio onde começou a praticar Judo com Shihan Jigoro Kano (seu registro de entrada no Kodokan data de 1897). Ele possuía um talento natural para o Judo e rapidamente passava de uma graduação a outra e se estabeleceu como o jovem Judoka mais promissor no Kodokan. Entre os anos de 1921 e 1922, o Conde Koma fez várias demonstrações no Rio de Janeiro e em São Paulo, aceitando desafios de boxeadores, lutadores de luta livre e outros, vencendo a todos. Posteriormente radicou-se em Belém do Pará (naturalizado como Otávio Mitsuyo Maeda), onde montou sua escola com grande sucesso. Conde Koma tem a seu crédito o primeiro registro nos anais da história do Judo brasileiro, aceitando e ganhando todos os desafios que lutou (alguns pesquisadores chegam a mencionar mais de mil combates sem derrota), promovendo assim o Judo por todo o Brasil. De seus vários alunos, os irmãos Gracie (Carlos e Hélio) deram continuidade ao seu trabalho, criando o Brazilian Jiu-Jitsu (BJJ), progredindo e fundando novas escolas em algumas capitais e se projetando no cenário esportivo brasileiro e mundial.

Há muitas teorias sobre a origem do apelido dado a Maeda. Uns acreditam que o apelido veio da palavra Komaru, que em japonês significa "incomodado" ou “estar em situação delicada” (uma referência irônica ao fato de Maeda estar sempre sem dinheiro) e Maeda teria retirado a última sílaba da palavra, ficando Koma, e acrescentou a palavra "Conde" por sugestão de um amigo espanhol. Entretanto, tem-se como do próprio Maeda esta declaração a um repórter de uma revista européia durante uma viagem para a Península Ibérica em 1908: “Um eminente cidadão espanhol me atribuiu o titulo de Conde Koma pelas minhas vitórias nas lutas e aparência física, e o povo, carinhosamente passou a usa-lo em detrimento do meu próprio nome”..

Maeda batizou com seu apelido a academia de Judo que fundou na capital paraense e pelo qual ficou bem conhecido no Brasil. Em sua academia, Maeda ensinava Judo restritamente como uma técnica de defesa pessoal.

Em 1929, Maeda foi promovido pelo Kodokan ao sexto Dan, e em 27 de novembro de 1941, ao sétimo Dan, porém nunca soube desta promoção, pois faleceu em Belém no dia 28 de novembro de 1941. A causa da morte foi doença renal, sendo sepultado no cemitério Santa Isabel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário em nosso Dojo!

Mais Lidas

Siga!