segunda-feira, 27 de abril de 2015

Judoka não usa Kimono!

É bem comum vermos algumas pessoas (inclusive alguns instrutores e praticantes) referir-se ao uniforme usado no Judo como Kimono (ou quimono). Contudo, não se usa Kimono no Judo. Kimono (“coisa de vestir”) é uma vestimenta típica e tradicional japonesa, usada hoje em dia por mulheres, homens e crianças somente em cerimonias e ocasiões especiais, como casamentos e matsuris. Portanto, não é correto nomear a roupa de treino do Judo como Kimono.

Os Samurais utilizavam uma vestimenta que lembra o kimono por baixo de suas armaduras chamadas de O-Yoroi (“Grande Armadura”). Tal roupa era formada pela shitagi (a parte de cima), que era amarrada com a Obi (o cinto ou faixa), e a parte de baixo que compreendia a Hakama (uma saia-calça), tradicionalmente usada por homens.

Desta forma, o correto é chamar o uniforme do Judo de Judogi (gi=uniforme). Podemos também chamar de Keikogi (“uniforme de treinamento”) ou “Dogi” (“uniforme usado no estudo do caminho”).

Foi em 1915 que o Keikogi branco tradicional foi introduzido por Shihan Jigoro Kano em seu Dojo; em seguida, o keikogi passou a ser copiado pelas outras artes marciais.

O Judogi branco, imaculado, representa a nossa mente que deve estar limpa, pura. Simboliza paz, pureza, perfeição. Entre os samurais, o branco era um símbolo de pureza e morte. Os samurais utilizavam o branco sob a armadura para demonstrar que estavam dispostos a morrer no campo de batalha.

O Judogi é a nossa armadura, e deve ser tratado com cuidado e respeito, mantendo-o sempre limpo, e quando não está em uso, devidamente dobrado. A Faixa corresponde ao nosso caráter (ela nos envolve de responsabilidade), por isso quando ela não está amarrada em nossa cintura, não deve estar jogada no chão ou pendurada nos ombros ou pescoço; o nó é o nosso respeito, nosso compromisso, por isso nunca devemos desamarrar nossas faixas em frente aos mestres e demais colegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário em nosso Dojo!

Mais Lidas

Siga!